HISTÓRIAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE: TRABALHANDO OS VALORES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM CRIANÇAS
Resumo
Este trabalho é fruto de experiências relativas ao uso de histórias infantis como um meio fomentar valores/competências que desencadeiem atitudes para um consumo consciente e saudável. Origina-se de um projeto elaborado com uma turma de 18 crianças entre 5 e 6 anos de idade, da Escola de Educação Básica/ESEBA- UFU na qual tem a participação da professora regente e duas estagiárias do curso de pedagogia/Ufu, como alunas colaboradoras. O intuito de se trabalhar este tema da educação financeira desde a infância é em decorrência de uma preocupação com o comportamento das crianças cada vez mais manipulado pela mídia do consumo e estas perdendo os valores reais da vida. Estes permitem responsabilizar-nos por nossas ações, tomar decisões com coerência, resolver conflitos pessoais, não se subordinar a imposições alheias das quais nem temos consciência, ser autênticos, autoconfiante e críticos às diversas situações vividas, atitudes necessárias para uma educação financeira voltada para o consumo consciente. Utilizamos as histórias infantis como uma maneira de entrar em sintonia com as crianças, abordando temas complexos mas possíveis de serem compreendidos e vividos por elas e que dão suporte a questão da educação financeira hoje e no futuro. Como este trabalho trata de uma mudança comportamental, os resultados obtidos podem ser avaliados por meio da observação contínua dos alunos, bem como registro de falas, intervenções, reações, uma avaliação processual. Esperamos que este trabalho possa contribuir para um novo olhar da educação financeira na infância. Palavras-chave: Educação financeira infantil. Construção de valores. Educação infantilDownloads
Publicado
2013-10-23
Edição
Seção
GT4: Formação de Professores