AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM BALANÇO DOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS, ATITUDES E DISPOSIÇÕES PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Gláucia Signorelli UFU/PUC-SP
  • Silvia Matsuoka Seduc-MT/Cefapro/PUC-SP

Resumo

O artigo a seguir insere-se no campo da formação de professores, cujo objetivo principal foi investigar as contribuições do PIBID na formação de professores, buscando identificar quais conhecimentos profissionais, atitudes e disposições para a docência estão sendo fomentadas pelo programa aos licenciandos. O trabalho mostra uma avaliação do programa pela voz de estudantes do curso de Pedagogia e de supervisoras de uma escola pública onde se desenvolve um subprojeto do PIBID para a educação Infantil. Fundamentaram teoricamente os dados da pesquisa, Nóvoa (2009; 2011), Marcelo (1999; 2009) e Imbernón (2011). A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com dados coletados por análise do documento que regulamenta o programa, a Portaria 260/2010; por grupos de discussão realizados com licenciandas de uma Universidade Pública de Minas Gerais e por entrevistas semiestruturadas com duas professoras supervisoras de uma escola pública. Os resultados mostraram que o PIBID favorece a aquisição de conhecimentos, atitudes e disposições para a docência, ao utilizar um modelo de desenvolvimento profissional que potencializa a habilidade da reflexão e do compartilhamento para a constituição de profissionais adaptativos e analistas simbólicos diante de uma realidade complexa e envolvida em incertezas como a educação e impulsiona estratégias formativas que motivam os atores a buscar a profissionalidade docente. Palavras-chave: Formação de professores. Desenvolvimento Profissional. Avaliação do PIBID

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Publicado

2013-10-23

Edição

Seção

GT4: Formação de Professores