DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO ENTRE REFERENCIAIS
Resumo
Este artigo tem como foco o desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância (EaD). O objetivo geral é explorar alguns referenciais teóricos que discutem o processo de desenvolvimento profissional da docência universitária na modalidade a distância. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa a fim de versar sobre aspectos como, identidade, saberes, socialização, práticas pedagógicas inovadoras e as re/configurações da docência universitária influenciadas pela EaD contemporânea. Recorreu-se a contribuições como de Tardif (2011), Anastasiou e Pimenta (2010), Veiga (2008), Garcia (1999, 2009), Mill (2010), Kenski (2011, 2013), Silva (2009, 2012), entre outros estudiosos que discutem a temática em questão. O crescimento da EaD, juntamente com a intensificação do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), têm influenciado diversas mudanças no contexto educacional. No que diz respeito à docência universitária, tais mudanças perpassam por fatores como: práticas, valores, formação, re/qualificação, saberes, identidade, experiências, profissionalidade, e outros que estão diretamente relacionados com a prática pedagógica do professor da universidade. Configura-se um momento atual que requer compromisso individual, coletivo e institucional em prol de pensar e fazer educação com qualidade. Diante disso, acredita-se na importância de ampliar estas discussões de modo a contribuir com a reflexão-ação-reflexão do profissional que está imerso nesta realidade contemporânea: o docente universitário da EaD. O presente estudo aponta que o desenvolvimento profissional docente é assunto complexo que requer permanente discussão de modo a contribuir com a re/construção efetiva das teorias e práticas educativas e, consequentemente, com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem na EaD. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Docência universitária. Educação a Distância (EaD).Downloads
Publicado
2013-10-23
Edição
Seção
GT4: Formação de Professores