MULHERES NEGRAS PROFESSORAS: DAS BARREIRAS RACIAIS A ASCENSÃO SOCIAL
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar as trajetórias de vida de professoras negras da Baixada Cuiabana, buscando evidenciar as experiências raciais sofridas pelas professoras, e o protagonismo em busca da ascensão social. A pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo como metodologia a História Oral, utilizando como técnica para coleta de dados a história de vida fundamentando-se em Queiroz (1991), Thompson (1992) e Bourdieu (2005). Para fundamentar as análises feitas nesta pesquisa, busquei a sustentação teórica nos estudos entre outros: Azevedo (1955), Gomes (1995), Teixeira (2003), Oliveira (2003) e Müller (2006,2009). Coletou-se a história de vida de 20 professoras, porém para este artigo utilizou-se somente a história de vida de duas professoras negras. Para o processo de escolha das entrevistadas levou-se em consideração os seguintes critérios: mulheres negras professoras, atuante da rede pública de ensino. Os relatos das professoras revelaram que suas trajetórias de estudos foram marcadas por situações de preconceito e discriminação racial em relação ao seu pertencimento racial. Constatou-se que o cenário que envolveu as perseguições, a produção de estereótipos no ambiente escolar são consequências das teorias racistas do século XIX que foi cristalizado no imaginário da sociedade brasileira. Foi possível observar a importância da formação do professor na desconstrução desse imaginário e que essas professoras mesmo tendo seu percurso escolar acidentado, conseguiram romper com obstáculos do preconceito e da discriminação racial, conquistando sua ascensão social através da educação. Palavras-chave: Professoras Negras. Histórias de Vidas. Ascensão Social.Downloads
Publicado
2013-10-23
Edição
Seção
GT4: Formação de Professores