A CATARSE NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE GRAMSCI E SEU SIGNIFICADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Mario Mariano Ruiz Cardoso UFSCAR-Sorocaba

Resumo

A pesquisa objetiva analisar e interpretar o significado da catarse e suas implicações na educação, contribuindo para sua elaboração enquanto uma categoria na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) à luz das contribuições da catarse em Antonio Gramsci. Foram realizados os levantamentos, análises e interpretações da catarse em Gramsci e dos principais conceitos de sua obra. Também seguiu-se o levantamento dos fundamentos da PHC, especificamente, na elaboração de Dermeval Saviani, e o significado alcançado pela catarse nessa perspectiva pedagógica. Através da catarse, Gramsci aprofunda seu entendimento da relação dialética entre estrutura e superestrutura, objetivo e subjetivo, necessidade e liberdade, sendo essa visão de fundamental importância para a luta por uma nova hegemonia pelas classes subalternas na atual realidade social. A catarse na PHC é o ponto culminante do processo educativo, é o momento que os educandos incorporam de forma efetiva os instrumentos culturais que se transformam em ferramentas de reflexão e ação na prática social global. Com efeito, podemos afirmar que os processos educativos que culminam numa catarse, ou seja, na passagem da necessidade à liberdade, são aqueles capazes de formar homens e mulheres imbuídos de suas historicidades e que atuam a partir da realidade existente para transformá-la radicalmente. Palavras-chave: Catarse, Gramsci, Saviani, Pedagogia Histórico-Crítica

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Publicado

2013-10-23

Edição

Seção

GT5: Fundamentos da Educação