AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Djalma Gonçalves Pereira UNIUBE
  • Soraia Abud Ibrahim UNIUBE
  • Juscélia Nunes Santos UNIUBE

Resumo

Através das atividades realizadas nos encontros do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Matemática da UNIUBE (Universidade de Uberaba), os alunos da Licenciatura em Matemática da mesma instituição, tiveram a oportunidade de pensar e aplicar um modelo de avaliação diferente da convencional, onde se optou privilegiar o jogo como processo avaliativo. O objetivo era o de oportunizar aos alunos do 8° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Uberaba um momento descontraído de avaliação através do conteúdo de frações utilizando para tal um jogo de dominó confeccionado especialmente para a ocasião. A construção do conhecimento é essencial para que os alunos se familiarizem com o jogo e aprofundem sua aprendizagem. Buscar novas alternativas pedagógicas que visam beneficiar a aprendizagem é o caminho para proporcionar este tipo de atividade. Os resultados da aplicação desta atividade comprovam que o jogo é uma importante ferramenta de motivação, e mostra quanto é importante inovar nas aulas para torná-las mais atrativas e dinâmicas. O dinamismo oferecido pelo jogo contribuiu significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes. O docente deve vincular as aplicações de conteúdos matemáticos ligados a ludicidade incentivando os alunos a aprenderem, elogiando-os e estimulando-os a participarem das atividades. São práticas que constituem os saberes construídos na experiência docente, importantes na construção da qualidade do ensino, referendados na formação e que precisam ser objeto de reflexão por parte do professor para que ele possa construir novas estratégias e atribuir novos significados à ação de aprendizagem. Palavras-chave: Avaliação. Frações. Jogo. Licenciatura em Matemática.

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Publicado

2013-10-25

Edição

Seção

GT9: Educação Básica