ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PROVA BRASIL SEGUNDO AS CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS DE USISKIN

Autores

  • Soraia Abud Ibrahim UNIUBE
  • Maísa Gonçalves da Silva ESEBA UFU
  • Marilene Ribeiro Resende UNIUBE

Resumo

Este trabalho é resultado da primeira etapa do projeto de pesquisa “O Ensino e a Aprendizagem da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental”, este projeto integra o Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - OBEDUC/CAPES. O objetivo deste trabalho é identificar as concepções de álgebra presentes nas questões da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc – conhecida como Prova Brasil e analisar o rendimento dos alunos nessas questões. Para esse estudo consideramos as questões de álgebra da Prova Brasil, do 9º ano (8ª série) de 2007, pois como a avaliação é realizada a cada dois anos, esta avaliação foi escolhida porque era a única que esta anexada no site oficial. Considerando o objetivo a ser alcançado, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa documental dessas avaliações sistêmicas. Iniciamos nosso trabalho com seleção das questões que envolviam álgebra, depois realizamos uma analise das concepções envolvidas nessas questões. Percebe-se pelas análises dos resultados obtidos com a aplicação dos itens que determinadas competências algébricas foram construídas. Estas dificuldades referem-se o significado das letras, à compreensão das notações e convenções dos alunos em álgebra e à capacidade de analisar e simbolizar os métodos que eles usam em aritmética. Palavra chave: Concepções de álgebra. Prova Brasil. Avaliações sistêmicas.

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Publicado

2013-10-25

Edição

Seção

GT9: Educação Básica