A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE DIREITO NA VISÃO DE GRANDES JURISTAS BRASILEIROS
Abstract
Este artigo teve início a partir da questão: qual é a identidade do professor de Direito? Teve por objetivos reconhecer a identidade do professor de Direito em obras clássicas de alguns juristas selecionados. Para alcançar o objetivo, optou-se por uma pesquisa teórica, com abordagem qualitativa e o uso de estudos bibliográficos e leituras cruzadas de recortes de obras clássicas das ciências jurídicas. Para os clássicos das ciências jurídicas analisados, o professor de Direito terá sua identidade quando assumir efetivamente o papel docente, preparando-se para o seu exercício, utilizando metodologias que despertem nos discentes o espírito investigativo e crítico, com o qual terão legitimidade para procurar soluções que tragam melhores condições para a sociedade. A complexidade do exercício da profissão docente nos cursos de Direito é latente, pois primeiramente o professor precisará apresentar ao aluno os conteúdos que o façam compreender os motivos da existência das ciências jurídicas, como devem ser pensadas e suas interligações com outros ramos. Na sequência, precisará apresentar ao futuro bacharel a legislação existente, e acima de tudo, oferecer-lhe a oportunidade de pensar e criticar o conteúdo. Na formação que tem por finalidade o ingresso dos bacharéis nas carreiras jurídicas, as escolas vêm preferindo a utilização de um esquema técnico, priorizando o conhecimento da norma ao invés da dogmática da interpretação, o que acaba prejudicando o entendimento de seu papel na sociedade.
Palavras-chave: Educação. Identidade docente. Identidade do professor de Direito.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Nach Vorlage, sind die Autoren zu bieten freie Inhalte, um ihre Ideen als eine Möglichkeit der Förderung und den Austausch wissenschaftlicher Erkenntnisse weltweit begangen. |