Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está com espaçamento 1,5; usa uma fonte 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no final do texto, após a sessão de referências.

Diretrizes para Autores

Normas da Revista Ensino, Pesquisa e Extensão - REPEX

1.⁠ ⁠Objetivo da Revista

A Revista Ensino, Pesquisa e Extensão tem como objetivo a divulgação de trabalhos acadêmicos e científicos de alta qualidade nas áreas de saúde e afins.

2.⁠ ⁠Tipos de Submissões

A revista aceitará dois tipos principais de submissões:

  • Artigos Científicos: trabalhos originais e inéditos que apresentem resultados de pesquisa, revisões sistemáticas (seguida ou não de meta-análise), revisão integrativa e revisão narrativa conforme as normas da ABNT.
  • Relatos de caso/experiência: descrições de casos clínicos, técnicos e de inovação, relatos de atividades e metodologias acadêmicas inovadoras e desenvolvimento de produtos, processos e técnicas.

3.⁠ ⁠Submissão de trabalhos

  • Formato:  os trabalhos devem ser formatados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens de 2,5 cm.
  • Citações e referências: os trabalhos devem seguir rigorosamente as normas de citação e referências da ABNT.
  • Tamanho: os trabalhos devem ter entre 05 a 15 páginas, incluindo referências, tabelas, e figuras (exceções serão resolvidas pelo conselho editorial da revista).
  • Número de Autores: o número máximo de autores por artigo é de 10. Todos os autores devem ter contribuído de forma significativa para a pesquisa. (exceções serão resolvidas pelo conselho editorial da revista).
  • Submissão: a submissão será realizada exclusivamente por meio do sistema on-line da revista.
  • Avaliação: todos os artigos submetidos serão avaliados por pares (peer review) de forma cega (blind review).

3.1. Submissão de Artigos Científicos

Os artigos devem ser submetidos cumprindo os seguintes itens:

  1. Título
  2. Título corrente (resumido)
  3. Resumo e palavras chaves:  o trabalho deve conter um resumo de até 250 palavras, seguido de três a cinco palavras-chave.
  4. Abstract e keywords: o trabalho deve conter um abstract  em inglês de até 250 palavras, correspondendo ao resumo em português, seguido de três a cinco key-words.
  5. Introdução: ao final da introdução apresentar o objetivo
  6. Materiais e Métodos
  7. Resultados (no caso de revisão narrativa esse tópico chamar-se-a desenvolvimento)
  8. Discussão
  9. Conclusão
  10. Agradecimentos (opcional, inclusive a agencia de fomentos)
  11. Declarações éticas (a identificação de aprovação do comitê de ética apropriado, nos casos que se aplicam)
  12. Referências
  13. Anexos e apêndices (se necessários): não são contabilizados no máximo de páginas. do artigo. 

3.2. Submissão de Relatos de Caso/Experiência

Deve apresentar:

  1. Título
  2. Título resumido
  3. Resumo e palavras chaves:  o trabalho deve conter um resumo de até 250 palavras, seguido de três a cinco palavras-chave.
  4. Abstract e keywords: o trabalho deve conter um abstract  em inglês de até 250 palavras, correspondendo ao resumo em português, seguido de três a cinco key-words.
  5. Introdução: ao final da introdução apresentar o objetivo
  6. Relato do caso: descrição detalhada do caso.
  7. Discussão
  8. Conclusão
  9. Agradecimentos (opcional)
  10. Declarações éticas (aprovação do comitê de ética apropriado)
  11. Referências
  12. Anexos e apêndices (se necessários): não são contabilizados no máximo de páginas. do artigo. 

4. ⁠Processo de Revisão

Todos os manuscritos, passarão por um processo de revisão que incluirá uma triagem inicial pelo conselho editorial e avaliação por pares para garantir a qualidade e a relevância dos trabalhos publicados.

5.⁠ ⁠Publicação

Os trabalhos aprovados serão publicados exclusivamente em formato digital na plataforma da revista.

A revista será de fluxo contínuo.

6.⁠ ⁠Ética na Publicação

Todos os autores devem seguir as diretrizes de ética na pesquisa e publicação, garantindo que os trabalhos submetidos sejam originais e que não haja plágio.

É obrigatória a declaração de conflito de interesses, a qual deve ser enviada como arquivo (word) separado para o editor, no momento de submissão do manuscrito. 

Pesquisas envolvendo seres humanos devem ter sido previamente aprovadas por comitê de ética em pesquisa com seres humanos (resolução CNS/CONEP 466/12 e 510/16).

Pesquisas envolvendo animais devem ter sido previamente aprovadas por comitê de ética em experimentação animal (LEI AROUCA 11.794/2008).

7.⁠ ⁠Direitos Autorais

Os autores transferem os direitos autorais para a revista, permitindo a livre distribuição e reprodução do conteúdo, desde que citada a fonte.

8.⁠ ⁠Contato

Para dúvidas ou informações adicionais, os autores devem entrar em contato com o conselho editorial através do e-mail: repex@uniube.br

Essas normas têm como objetivo manter a integridade e a qualidade da produção científica publicada pela Universidade de Uberaba, promovendo a disseminação do conhecimento em diversas áreas do saber.

Artigos

Os artigos devem ter, no mínimo, 10 (dez) páginas e, no máximo, 30 (trinta), incluindo as referências e as notas.

Relato de casos / experiências

Os relatos de experiência devem ter, no mínimo, 15 (quinze) páginas e, no máximo, 30 (trinta), incluindo as referências bibliográficas e as notas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.