Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está com espaçamento 1,5; usa uma fonte 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no final do texto, após a sessão de referências.

Diretrizes para Autores

Normas da Revista Ensino, Pesquisa e Extensão - REPEX

1.⁠ ⁠Objetivo da Revista

A Revista Ensino, Pesquisa e Extensão tem como objetivo a divulgação de trabalhos acadêmicos e científicos de alta qualidade nas áreas de saúde e afins.

2.⁠ ⁠Tipos de Submissões

A revista aceitará dois tipos principais de submissões:

  • Artigos Científicos: trabalhos originais e inéditos que apresentem resultados de pesquisa, revisões sistemáticas (seguida ou não de meta-análise), revisão integrativa e revisão narrativa conforme as normas da ABNT.
  • Relatos de caso/experiência: descrições de casos clínicos, técnicos e de inovação, relatos de atividades e metodologias acadêmicas inovadoras e desenvolvimento de produtos, processos e técnicas.

3.⁠ ⁠Submissão de trabalhos

  • Formato:  os trabalhos devem ser formatados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens de 2,5 cm.
  • Citações e referências: os trabalhos devem seguir rigorosamente as normas de citação e referências da ABNT.
  • Tamanho: os trabalhos devem ter entre 05 a 15 páginas, incluindo referências, tabelas, e figuras (exceções serão resolvidas pelo conselho editorial da revista).
  • Número de Autores: o número máximo de autores por artigo é de 10. Todos os autores devem ter contribuído de forma significativa para a pesquisa (exceções serão resolvidas pelo conselho editorial da revista).
  • Submissão: a submissão será realizada em formato word (docx) exclusivamente por meio do sistema on-line da revista, em português, inglês ou espanhol. Quando submetidos em inglês ou espanhol, deve-se apresentar certificado de revisão de texto. 
  • Avaliação: todos os artigos submetidos serão avaliados por pares (peer review) de forma cega (blind review).
  • Tabelas e imagens: legendas de tabelas e imagens devem ser inseridas de forma sequencial, com numeração arábica, no final do manuscrito, após as referências. Todas as informações devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5.

3.1. Submissão de Artigos Científicos

Os artigos devem ser submetidos cumprindo os seguintes itens:

  1. Título
  2. Título corrente (resumido)
  3. Resumo e palavras chaves:  o trabalho deve conter um resumo de até 250 palavras, seguido de três a cinco palavras-chave.
  4. Abstract e keywords: o trabalho deve conter um abstract  em inglês de até 250 palavras, correspondendo ao resumo em português, seguido de três a cinco key-words.
  5. Introdução: ao final da introdução apresentar o objetivo
  6. Materiais e Métodos
  7. Resultados (no caso de revisão narrativa esse tópico chamar-se-a desenvolvimento)
  8. Discussão
  9. Conclusão
  10. Agradecimentos (opcional, inclusive a agencia de fomentos)
  11. Declarações éticas (a identificação de aprovação do comitê de ética apropriado, nos casos que se aplicam)
  12. Referências
  13. Anexos e apêndices (se necessários): não são contabilizados no máximo de páginas do artigo. 

3.2. Submissão de Relatos de Caso/Experiência

Deve apresentar:

  1. Título
  2. Título resumido
  3. Resumo e palavras chaves:  o trabalho deve conter um resumo de até 250 palavras, seguido de três a cinco palavras-chave.
  4. Abstract e keywords: o trabalho deve conter um abstract  em inglês de até 250 palavras, correspondendo ao resumo em português, seguido de três a cinco key-words.
  5. Introdução: ao final da introdução apresentar o objetivo
  6. Relato do caso: descrição detalhada do caso.
  7. Discussão
  8. Conclusão
  9. Agradecimentos (opcional)
  10. Declarações éticas (aprovação do comitê de ética apropriado)
  11. Referências
  12. Anexos e apêndices (se necessários): não são contabilizados no máximo de páginas. do artigo. 

4. ⁠Processo de Revisão

Todos os manuscritos, passarão por um processo de revisão que incluirá uma triagem inicial pelo conselho editorial e avaliação por pares para garantir a qualidade e a relevância dos trabalhos publicados.

5.⁠ ⁠Publicação

Os trabalhos aprovados serão publicados exclusivamente em formato digital na plataforma da revista.

A revista será de fluxo contínuo.

6.⁠ ⁠Ética na Publicação

Todos os autores devem seguir as diretrizes de ética na pesquisa e publicação, garantindo que os trabalhos submetidos sejam originais e que não haja plágio. Todos os trabalhos serão submetidos ao programa Plagius® (detector de plágio profissional) .

É obrigatória a declaração de conflito de interesses, a qual deve ser enviada como arquivo (word) separado para o editor, no momento de submissão do manuscrito. 

Pesquisas envolvendo seres humanos devem ter sido previamente aprovadas por comitê de ética em pesquisa com seres humanos (resolução CNS/CONEP 466/12 e 510/16).

Pesquisas envolvendo animais devem ter sido previamente aprovadas por comitê de ética em experimentação animal (LEI AROUCA 11.794/2008).

7.⁠ ⁠Direitos Autorais

Os autores transferem os direitos autorais para a revista, permitindo a livre distribuição e reprodução do conteúdo, desde que citada a fonte.

8.⁠ ⁠Contato

Para dúvidas ou informações adicionais, os autores devem entrar em contato com o conselho editorial através do e-mail: repex@uniube.br

Essas normas têm como objetivo manter a integridade e a qualidade da produção científica publicada pela Universidade de Uberaba, promovendo a disseminação do conhecimento em diversas áreas do saber.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.