A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EDUCAÇÃO FÍSICA E A RECREAÇÃO COMO PARTE DA CULTURA CORPORAL

Lidyanne Luzia Rodrigues Dias, Fernanda Rodrigues Ferreira, Sumaia Barbosa Franco Marra, Eder Teixeira Piau

Resumo


Este estudo aborda o tema recreação e como ela trabalhada no ambiente escolar, principalmente nas aulas de Educação Física (EF). Tem como enfoque investigar a Educação Física enquanto componente curricular das escolas de Coromandel-MG, a prática pedagógica dos professores que a ministram, assim como a maneira com que a recreação é contemplada nas aulas de Educação Física e nas Diretrizes Curriculares Municipais.
Essa vontade se deu por dois motivos: 1) percebemos, por várias vezes, que a forma com que a recreação era ministrada não coadunava com a proposta ideal da Educação Física, que, dentre outros princípios, preconiza a organização e a seleção criteriosa dos conteúdos da cultura corporal de movimento e a diretividade das aulas; e 2) percebemos que, apesar, da motivação e alegria demonstrada pelos alunos, as aulas seguiam uma perspectiva mais de lazer do que de recreação, o que nos levou a pensar que as atividades aconteciam por si só, dissociadas de um conhecimento que precisava ser construído, apreendido, entendido pelo educando.

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