CÉLESTIN FREINET:O PAPEL DO PROFESSOR EM SUA PROPOSTA DE UMA PEDAGOGIA POPULAR

Autores

  • Michele Cristine da Cruz Costa UNESP/FCLAr, FAPESP

Resumo

Enquanto recorte da dissertação de mestrado que venho produzindo, na qual busco analisar nas obras de Célestin Freinet, sua concepção de homem, educação e sociedade, procurando contextualizá-las na sociedade européia na primeira metade do século XX. Tendo ainda como objetivo de investigar, através de seus ideais educacionais, a concepção de infância; o papel do professor no processo ensino-aprendizagem; a sua relação com as contradições da ideologia liberal e, com o próprio movimento escolanovista, o presente artigo expõe o pensamento de Célestin Freinet, especificamente no que diz respeito a sua concepção de professor, mostrando que seus ideais apontam para uma concepção de sociedade e de ser humano na qual a defesa e o respeito à individualidade da criança vem contribuir para a formação de indivíduos críticos que busquem a superação das mazelas oriundas do sistema capitalista, pois entende que este trás como pano de fundo uma proposta pedagógica difusora dos ideais presentes nas correntes pedagógicas liberal-burguesas. Desta forma, a proposta de pedagógica de Célestin Freinet defende a concepção de uma pedagogia popular com o intuito de superação da exploração, exclusão e desigualdade social proporcionada pelo sistema capitalista.Palavras- chave : Célestin Freinet; Concepção de professor; Pedagogia Popular.

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