DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA A HISTORIA DA EDUCAÇÃO: FATOS E MARCOS EM BUSCA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Sônia Gonçalves, Alaíde Rita Donatoni

Resumo


Este trabalho parcial de pesquisa tem como objeto de estudo os fatos e marcos relevantes na construção da identidade do pedagogo e da pedagoga contemporâneos. Para sua realização, desenvolvemos pesquisa bibliográfica visando a identificação de referencial que trata do resgate da história da pedagogia, desde a Grécia até a contemporaneidade e no Brasil. Posteriormente, como continuidade da pesquisa buscamos as articulações e contradições entre as propostas curriculares de cursos oferecidos por cinco Instituições de Ensino Superior em Uberlândia, Minas Gerais, com seus cursos autorizados e ou reconhecidos até 2005, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e as demandas de atuação profissional junto à 10 pedagogas que atuam em contextos escolares e não escolares. Por fim, apresentamos o cenário nacional, desvelando como as pedagogas pesquisadas constroem suas identidades no seio dos processos sociohistóricos, políticos e culturais locais e como os cursos de Pedagogia se reorganizam ante os desafios que se apresentam e as teorias de formação que embasam a profissionalidade docente desses(as) pedagogo(as) hoje.

Palavras-chave: historicidade; identidade; pedagogo(a) contemporâneo(a).


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