DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DE LEITURA: REALIDADE OU DESAFIOS À FORMAÇÃO E À PRÁTICA DOCENTE

Nilda Abadia Frazão Cunha

Resumo


Este trabalho é decorrente de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, realizada no segundo semestre de 2006 e 1ª semestre de 2007, com um grupo composto por doze professoras de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de sete escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberaba MG. A pesquisa delineou-se objetivando analisar o trabalho com a leitura do professor de Língua Portuguesa, a partir do Projeto “Escola Cidadã” como um auto-investimento docente em sua formação continuada em serviço . Buscou-se os referenciais teóricos norteadores, entre eles Mikhail Bakhtin, Vygotsky, Ângela Kleiman, Emília Ferreiro, Freire, Gadotti, Doll, Nóvoa, Shon, Delors, Saviani . As trilhas metodológicas percorridas possibilitaram –nos a realização da coleta e do processamento de um conjunto diversificado de informações. Como suporte foram utilizados os instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, questionários para as respectivas professoras e entrevistas semi-estruturadas com alunos que permitiram a realização da análise. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, permitiram identificar três grupos de representações: - por parte do Sistema e das professoras de Língua Portuguesa constatou-se que existe uma certa distância entre o conhecimento e a organização do Projeto; quanto à Formação Continuada algumas professoras estão insatisfeitas e detectou-se também, a falta de um direcionamento e planejamento do professor em suas aulas. Considerou-se, portanto, que há necessidade de se investir com qualidade em leitura na Formação Continuada do Professor, visando à melhoria da prática pedagógica e do processo ensino-aprendizagem dos educandos.

Palavras-chave: Leitura, compreensão, formação docente.


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