HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: APLICAÇÃO DA REMEDIAÇÃO FONOLÓGICA

Roberta Moreno Sas, Maria Amélia Almeida

Resumo


A Consciência Fonológica torna-se imprescindível para a aprendizagem da leitura no sistema de escrita alfabético como o da língua portuguesa, pois geralmente as letras do alfabeto correspondem aos fonemas. Muitos estudos mostram a importância dos programas de Remediação Fonológica para melhorar as habilidades da Leitura e da Escrita; no entanto, poucos se preocuparam com os resultados que poderiam ser encontrados na Síndrome de Down. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral verificar a eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em um aluno com diagnóstico da Síndrome de Down e como objetivos específicos verificar o desempenho do mesmo nas habilidades de Consciência Fonológica, Leitura em Voz Alta e Ditado. Participou do estudo um aluno do sexo masculino, com idade de 19 anos, diagnosticado com a Síndrome de Down, inserido na sala de Educação para Jovens e Adultos (EJA), em escola regular, e que de acordo com a psicogênese da língua escrita, com base na Prova de Quatro Palavras e uma frase de Emília Ferreiro (1995), enquadra-se na Fase Alfabética. O estudo foi realizado no laboratório de Currículo Funcional do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, e foi composto de três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Nas fases de pré e pós-teste utilizou-se a Prova de Consciência Fonológica, Provas de Leitura em Voz Alta e Escrita sob Ditado. Na intervenção aplicou-se o Programa de Remediação Fonológica. Os resultados mostraram que o programa utilizado foi eficiente para a melhora do aluno nas habilidades de consciência fonológica, leitura em voz alta e Ditado, mostrando ser um bom recurso para o aperfeiçoamento desta população no que se refere a comunicação gráfica.

Palavras-chave: Síndrome de Down, Leitura e Escrita, Remediação Fonológica


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.