A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O ESTÁGIO EM CURSOS DE LICENCIATURA NA REGIÃO CENTRO-OESTE, PERÍODO 2006-2009

Wilson de Sousa Benjamin, Elton Antônio Alves Pereira, Izabel Cristina Corrêa Cruz, Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes

Resumo


Este trabalho refere-se a uma proposta de pesquisa sobre o estágio curricular em cursos de licenciatura. Seus objetivos são mapear o conhecimento construído sobre a temática nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação participantes da Rede de Pesquisadores sobre os professores do Centro-Oeste – REDECENTRO; identificar tendências e lacunas. O conjunto de reformas educacionais propostas nas últimas décadas vêem indicando redefinições da/na função docente. Nesse quadro, pensa-se relevante e oportuno encontrar respostas ás questões como: qual tem sido o impacto desses fatores histórico-políticos na produção do conhecimento sobre o professor? É possível visualizar uma tendência de reflexão na produção dos discentes dos Programas selecionados sobre a questão do estágio? Como a produção acadêmica da Região Centro-Oeste a reflete? Em uma abordagem quali-quantitativa, opta-se pelo estudo do estado da arte, pela análise documental e pela técnica de leitura cruzada. O instrumento de análise das produções acadêmicas em sua íntegra é uma ficha elaborada pelos pesquisadores da REDECENTRO. A partir dessa ficha, elencam-se as seguintes unidades de análise: campo pesquisado; objetivos definidos; questões direcionadoras; referencial teórico-metodológico utilizado; tipos e procedimentos de pesquisa; resultados relevantes. Dialoga-se com autores como: Pimenta (2004, 1994), Adorno (1995), André et al (2002), Souza e Magalhães (2011), Soares (2000) e Bourdieu (2004).

Palavras-chave: Professor. Estágio. Região Centro-Oeste.


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