Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 01 (2011): 6º Encontro de Pesquisas em Educação
v. 1 n. 01 (2011): 6º Encontro de Pesquisas em Educação
Publicado:
2011-11-21
ARTIGOS
MULHERES DE OURO: NARRATIVAS DE ESPOSAS DE GARIMPEIROS QUE SE TORNARAM PROFESSORAS
Rudney Ferreira Bonfim, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
COMUNICAÇÃO ORAL
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PROBLEMÁTICA DOS RESIDUOS SOLIDOS EM CUMARI (GO): QUESTÕES PARA REFLEXÃO
Siza Bete Silva, João Donizete Lima
PDF
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO DO CORPO: ALGUMAS REFLEXÕES DA FILOSOFIA
Eder Teixeira Piau, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
APORTES DA FILOSOFIA E DA EDUCAÇÃO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DO SUJEITO-PROFESSOR
Marilene Dias de Menezes Campos, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
DOS VALORES PROCLAMADOS PELA UNESCO AOS VALORES VIVIODS PELOS ACADÊMICOS DA FACULDADE FINOM
Fábio de Brito Gontijo, Luciano Lucas Cardoso
PDF
EDUCAÇÃO E ARTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Márcia Guimarães Oliveira de Souza, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Marilene Ribeiro Resende
PDF
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO EM ERNANI FIORI
Alisson José Oliveira Duarte, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
O CONCEITO DE IDENTIDADE EM HERÁCLITO DE ÉFESO
Eduardo de Carvalho Azank Abdu, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA
Joamar Zanolini Nazareth, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
ROUSSEAU E O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
Vanessa Ferreira Silva, Mônica C. Medeiros Freitas, Gustavo Araújo Batista
PDF
A LICENCIATURA DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD EM MG: CARACTERIZAÇÃO E O PERFIL DO CORPO DOCENTE
Laura Caroline Sousa Carmo, Marilene Ribeiro Resende
PDF
A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E O PERFIL DE SEU CORPO DOCENTE EM CURSOS OFERTADOS NO TRIÂNGULO MINEIRO
Cassiano Afonso Vieira, Vânia Maria de Oliveira Vieira, Marilene Ribeiro Resende
PDF
AS CONCEPÇÕES DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA PRESENTES NOS DOCUMENTOS DE REGULAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DAS UNIVERSIDADES FEDERAL DE UBERLÂNDIA E FEDERAL DE MINAS GERAIS
Silvana B. Malusá, Bernardino Bernardino Jr, Karla Vanessa da Silva Giló
PDF
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E NO TRABALHO DOCENTE
Anderson Oramísio Santos, Oliria Mendes Gimenes
PDF
EAD, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA: UMA PESQUISA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Delciney Nava de Souza, Vânia Maria de Oliveira Vieira
PDF
FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS E DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD EM MG: O FOCO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
Marilene Ribeiro Resende, VANIA MARIA OLIVEIRA VIEIRA
PDF
FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA ERA DAS TICs
Maurício dos Reis Brasão, Marilene Ribeiro Resende, Martha Maria Prata Linhares
PDF
METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA CRIANÇAS QUE NÃO FORAM ALFABETIZADAS
Leila Cristina Moraes, Maria Francisca de Oliveira, Maria Veranilda Soares Mota
PDF
NUCLEO CENTRAL DAS REPRESETAÇÕES SOCIAIS SOBRE: UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
VANIA MARIA OLIVEIRA VIEIRA, Marilene Ribeiro Resende, Manoella Stein Nascimento Silva
PDF
REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
Robson Alves dos Santos, Estevane de Paula Pontes Mendes
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Clarissa Kauss, Cristina Novikoff, Haydea M. M. de S Reis
PDF
A EDUCAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DE AREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA
Valéria Oliveira de Vasconcelos, Cristiano Tierno de Siqueira
PDF
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM INSTRUMENTO REAL E NECESSÁRIO NO PROCESSO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO DEFICIENTE VISUAL
Wandelcy Leão Júnior
PDF
A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL E AS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA ENTRE PARES NO AMBIENTE ESCOLAR
Fernanda Telles Marques, Diego Vitorino de Morais
PDF
DE DOCUMENTOS EM ARQUIVOS AOS ARQUIVOS DA MEMÓRIA: HISTÓRIAS DE VIDA E EDUCAÇÃO POPULAR
Tiago Zanqueta de Souza, Valéria Oliveira de Vasconcelos
PDF
DIVERSIDADE CULTURAL/TERRITORIAL: REFLEXOS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE IGARAPAVA/SP
Mara Fernanda Ignácio Leite, Valéria Oliveira de Vasconcelos
PDF
ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: CONCEPÇÕES E MODELOS NA ESCOLA PÚBLICA
Raimundo Márcio Mota de Castro, José Maria Baldino
PDF
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E SUBJETIVIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA TERRA DA FE/UFG
Denise Elza Nogueira Sobrinha, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
PDF
GÊNERO E O CORPO NA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DE GÊNERO NAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mário Moreno Rabelo Silva, Maria Nazaré da Cruz
PDF
MARX, ENGELS, GRAMSCI E FREIRE: A PRAXIS E A EDUCAÇÃO POPULAR
Luciano Lucas Cardoso, Fábio de Brito Gontijo
PDF
O SUJEITO SURDO NO ENSINO REGULAR
Adriana Naves Resende Ribeiro, Fernanda Telles Marques
PDF
PROCESSOS DES/ EDUCATIVOS EM UMA INSTITUIÇÃO TOTAL
Lívia Silva Sposito, Fernanda Telles Marques
PDF
PROGRAMA MOVA-SP (1989-1992): PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
José Henrique Singolano Néspoli
PDF
SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Rosana Lacerda Monte Alto, Valéria Oliveira Vasconcelos
PDF
A ANÁLISE DO ERRO COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE EQUAÇÕES
Angela Cristina dos Santos, Éderson de Oliveira Passos, Márcia Aparecida Mendes
PDF
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE DIREITO E A EFETIVAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO DE QUALIDADE
Paulo Henrique Miotto Donadeli
PDF
A FRAUDE COMO TRANSGRESSÃO DA ÉTICA ACADÊMICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
François Silva Ramos, Maria Alzira de Almeida Pimenta
PDF
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE J. C. LIBÂNEO E S. L. SHULMAN.
Neire Márcia da Cunha, Orlando Fernandéz Aquino, Maria Célia Borges
PDF
A QUALIDADE ÉTICA DA PESQUISA
Natália Morais Corrêa Borges de Aguiar, Ana Céli Pimentel de Souza, Maria Judith Sucupira da Costa Lins
PDF
A REALIDADE DAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: MOTIVOS DO DESINTERESSE DOS ALUNOS
Patrícia de Oliveira Branquinho, Nathália dos Santos Freitas
PDF
A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A SUA PRÁTICA
Thalita Haber Faleiros, Maria Alzira de Almeida Pimenta
PDF
A TEORIA DA ATIVIDADE: LEITURA CRUZADA DAS ABORDAGENS DADAS POR LEONTIEV E POR DAVYDOV
Carla Alessandra de Oliveira Nascimento, Orlando Fernandéz Aquino, Vânia Maria de Oliveira Vieira
PDF
ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES DE DEPENDÊNCIA PARA O HOMEM POR INTERMÉDIO DAS REFLEXÕES DE HEIDEGGER
Djalma Gonçalves Pereira
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Janaine Daniela Pimentel Lino Carneiro, Marcelo R Mendonça
PDF
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS
Ilza Maria Silva Alves, Maria Alzira de Almeida Pimenta
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA
Narcisa Andrade Chumbinho, Odelfa Rosa
PDF
FRAUDE EM AVALIAÇÕES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O NORDESTE E O SUDESTE DO BRASIL
Maria Alzira de Almeida Pimenta, Sônia de Almeida Pimenta
PDF
NOVOS E (NÃO TÃO NOVOS) OLHARES SOBRE AS INTERFASES ENTRE PEDAGOGIA E DIDÁTICA
Lília Maria Mendes Bernardi, Letícia Brito Mendes Pimenta, Orlando Fernández Aquino
PDF
O MITO DE NARCISO: UMA REFLEXÃO FENOMENOLÓGICA
Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E NUCLEO CENTRAL DAS PRÁTICAS
Rita Maria Lemos, Vânia Maria de Oliveira Vieira
PDF
ENTRE GESTOS E PRÁTICAS: LEITURAS DE MÃES, PROFESSORAS E
Ana Maria Esteves Bortolanza
PDF
E-POSTER
“RECONHECENDO” A NOSSA CIDADE
Ana Karina Rossi Bertoldo, Narcisa Andrade Chumbinho
PDF
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DE BACHELARD
Elton Antônio Alves Pereira, Adriana Paula Martins, Waldirene Aparecida Rosa de Melo, Wilson de Sousa Benjamin, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
A CULTURA SURDA E O RESPEITO À DIVERSIDADE
Adriana Naves Resende Ribeiro, Fernanda Telles Marques
PDF
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NAS ESCOLAS: PONTES (IN)VISÍVEIS ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Janaine Daniela Pimentel Lino Carneiro, Marcelo Rodrigues Mendonça
PDF
A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA POR MEIO DA IMAGINAÇÃO CRIADORA
Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira, Wilson de Sousa Benjamin, Izabel Cristina Corrêa Cruz, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA DIDÁTICA NOS CURSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIUBE
Karla de Almeida Borges
PDF
A MEDIAÇÃO DIDÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – EAD: A OFERTA MINEIRA
Djalma Gonçalves Pereira
PDF
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O ESTÁGIO EM CURSOS DE LICENCIATURA NA REGIÃO CENTRO-OESTE, PERÍODO 2006-2009
Wilson de Sousa Benjamin, Elton Antônio Alves Pereira, Izabel Cristina Corrêa Cruz, Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
A VIOLÊNCIA DA ESCOLA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES(AS) DO ENSINO PÚBLICO FUNDAMENTAL
Fernanda O. Franco Assunção, Fernanda Telles Marques, Dímitra Jaconi Stamoulis, Thiago Santos da Silva
PDF
ALGUMAS CATEGORIAS DO PENSAMENTO DIDÁTICO DE J. C. LIBÂNEO
Letícia Brito Mendes Pimenta, Lília Mendes Bernardi, Orlando Fernandez Aquino, Maria Célia Borges
PDF
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A LDB 9394/96: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES
Anderson Oramísio Santos, Olíria Mendes Gimenes
PDF
CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
Antonio Geraldo A. Ribeiro, Valéria Oliveira Vasconcelos
PDF
EDUCAÇÃO ALIMENTAR ENQUANTO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO DE PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR.
Ralph de Castro, Fernanda Telles Marques
PDF
FAZ DE CONTA: LEMBRANÇAS DE BRINCADEIRAS DE ONTEM
Meire Luci Bernardes Silva Machado, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
PDF
FILOSOFIA COMPARADA DA EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE COMÊNIO E ROUSSEAU
Waldirene A. Rosa de Melo, Gustavo Araújo Batista, Elton Antônio Alves Pereira
PDF
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM: CONCEPÇÕES CURRICULARES
Mônica Caldeira Medeiros Freitas, Gustavo Araújo Batista, Vanessa Ferreira Silva
PDF
HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PATOS DE MINAS/MG: 1948-1997
Humberto Corrêa dos Santos, José Carlos Souza Araújo
PDF
MEDITAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Júlio César Dias Ferreira, Giovanne Ramos Alves Oliveira, Fátima Garcia Chaves
PDF
MIGRAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS COTIDIANOS DOS PROFESSORES NO DISTRITO DE CELSO BUENO, EM MONTE CARMELO, MG
Heber Junio Pereira Brasão, Fernanda Telles Marques
PDF
NOVA POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR: ASPECTOS EDUCATIVOS E UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO
Joelma dos Reis Soares de Moura
PDF
O IMAGINÁRIO SOBRE A APRENDIZAGEM DO INGLÊS EM ALUNOS DE UM CURSO DE LETRAS
Marcelo Silva, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Gustavo Araújo Batista
PDF
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES
Betânia Magela Pereira Silvoni, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
PDF
OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO POPULAR
Antonio Geraldo A. Ribeiro, Valéria Oliveira Vasconcelos
PDF
PESQUISA SOBRE PROFESSORES NA REGIÃO CENTRO-OESTE
Suemi Hamada de Morais Silva
PDF
PLÁGIO EM PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DISCENTES
Termisia Luiza Rocha, Maria Alzira de Almeida Pimenta
PDF
PORTFÓLIO DIGITAL: UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO COM APORTES ARTÍSTICOS E FILOSÓFICOS
Diógenes Alexandro Marques, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Wilson de Sousa Benjamin, Isabel Cristina Corrêa Cruz, Tiago Zanqueta Souza
PDF
REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA DE ENSINO DIFERENCIADA: A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Larissa Pádua Miranda, Maria Cecília Domingos, Maísa G. da Silva, Raquel F. G. Machado
PDF
ATUAL CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SOB A VISÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Elizabeth de Cássia Silva, Madalena Souza Florencio, Wanessa Gomes de Oliveira, Fátima Garcia Chaves
PDF
A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NOS CURSOS TECNOLÓGICOS SUPERIORES
Vânia Aparecida Borges Weitzel
PDF
A IDENTIDADE DOS ALUNOS E A PROPOSTA FORMATIVA DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS UBERABA
Adriana Paula Martins
PDF
DIREITOS HUMANOS – DA INSERÇÃO TEMÁTICA AO COTIDIANO ESCOLAR
Sandra Afonso Castro, Fernanda Telles Marques
PDF
PATOS DE MINAS E A QUESTÃO DO MUNICÍPIO PEDAGÓGICO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES (1889-1930)
Andréa Fabiane Machado Diniz, Luciana B. de Oliveira Bar Carvalho
PDF
CÓDIGO DE CONDUTA NAS UNIVERSIDADES
Thereza Carolina Gonçalves Vieira, Maria Alzira de Almeida Pimenta
PDF
NATUREZA, RAZÃO, VIRTUDE E EDUCAÇÃO NOS PENSAMENTOS FILOSÓFICOS DE- LÚCIO ANEU SÊNECA, JOHN LOCKE E JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Gustavo Araújo Batista
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: LOCUS DE INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA?
Taciane Cristina Santana
PDF
FRAUDE ACADÊMICA: MOTIVAÇÕES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Luís Claúdio Martins, Maria Alzira de Almeida Pimenta
PDF
LEITURA E MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO
Sandra Alves Farias
PDF
O TEATRO NA ESCOLA E O BULLYING COMO TEMA GERADOR: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR E DA PESQUISA-AÇÃO
Rita Márcia Ayala, Valéria Oliveira de Vasconcelos
PDF
OUTROS NOMES DA VIOLÊNCIA: MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Rafaell Carneiro e Silva, Fernanda Telles Márques, Carolina S Moreira de Oliveira, Jackelyne Vilela Santos
PDF
RELAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS POPULARES E PEDAGOGIA
Maria Beatriz de Sousa Silva, Valéria de Oliveira Vasconcelos
PDF
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA – O USO DA PARÓDIA COMO PROPOSTA DIDÁTICA
Narcisa Andrade Chumbinho, Ana Karina Rossi Bertoldo Nascimento
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários