ALGUMAS CATEGORIAS DO PENSAMENTO DIDÁTICO DE J. C. LIBÂNEO

Letícia Brito Mendes Pimenta, Lília Mendes Bernardi, Orlando Fernandez Aquino, Maria Célia Borges

Resumo


No presente artigo se expõem de maneira sintética algumas categorias estruturantes do pensamento didático de José Carlos Libâneo, com a clareza de que uma pesquisa maior deve ser realizada. O autor tem desenvolvido durante várias décadas uma importante reflexão sobre a educação de modo geral, sobre a teoría crítico-social dos conteúdos, sobre organização e gestão escolar e, recentemente, sobre didática desenvolvimental, na perspectiva do enfoque histórico cultural. Isso lhe tem permitido se colocar entre os mais importantes teóricos educacionais do Brasil. Na realização da pesquisa se trabalhou com uma seleção de textos recentes do autor, produzidos entre 2004 e 2010. Na realização do trabalho se usou como método principal a pesquisa bibliográfica, unida às numerosas reflexões realizadas, na sala de aula e fora dela, junto aos colegas e aos professores do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). O resultado é a síntese que expomos nestas páginas, onde se formulam conclusões sobre o pensamento do autor sobre categorias didáticas tais como: o que é a didática, seu campo epistemológico e seu lugar na formação dos professores, dentre outras.

Palavras-chave: Didática; epistemologia; campo da didática; Libâneo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.