FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO EM ERNANI FIORI

Alisson José Oliveira Duarte, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes

Resumo


Essa pesquisa é parte integrante do projeto: “Interações Educação, Arte e Filosofia: aportes para a formação humana e o exercício da professoralidade” e refere-se ao estudo das relações educação e filosofia na década de 60 no Brasil. Associa-se igualmente à Rede de pesquisadores sobre os Professores no Centro-Oeste – REDECENTRO. Buscamos, através desse trabalho, rever as principais contribuições do filósofo brasileiro Ernani Maria Fiori para o fundamento da Educação Popular.
Quando se fala em Educação Popular no meio acadêmico frequentemente Paulo Freire é o primeiro autor a ser lembrado. Não temos dúvidas quanto aos méritos e contribuições de Freire no campo da Pedagogia, sobretudo no desenvolvimento da Educação Popular. No entanto, antes de Freire, um filósofo brasileiro na década de 50 já lançava as bases de uma pedagogia da libertação, com foco na autonomia do saber popular. Esse filósofo foi Ernani Maria Fiori (1914-1985).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.