O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA

Joamar Zanolini Nazareth, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes

Resumo


Este texto é oriundo de uma dissertação de Mestrado e integra-se ao projeto “A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste. Como tal, o autor participa da Rede de Pesquisadores sobre os Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO.
Partimos do pressuposto de que diversas são as variáveis que interferem na possibilidade de mudança da escola, mas quem materializa essa mudança é o professor. Reconhecendo essa importância, muitos são os pesquisadores que têm procurado construir um conhecimento sobre o docente. No entanto, quando se pretende modificar a prática pedagógica torna-se fundamental não só investigar e escutar o professor, como também as instituições formadoras, para buscar construir um corpo teórico que fundamente essa nova prática. Há um acúmulo de experiência e de conhecimento criado nas universidades brasileiras em relação à formação de professores em diferentes níveis e tipos que merece ser (re)conhecido, organizado e sistematizado, pois poderá oferecer aporte e referência para outras instituições que do mesmo modo atuam na formação do docente e, no caso do interesse deste trabalho, especialmente do professor do ensino superior.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.