A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E O PERFIL DE SEU CORPO DOCENTE EM CURSOS OFERTADOS NO TRIÂNGULO MINEIRO

Cassiano Afonso Vieira, Vânia Maria de Oliveira Vieira, Marilene Ribeiro Resende

Resumo


Esse estudo constitui um plano de trabalho de Iniciação Científica, integrante da pesquisa: “A aprendizagem em cursos de formação de professores na modalidade a distância”, desenvolvido no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba.
A Educação a distância é atualmente uma modalidade de ensino que cresceu vertiginosamente no Brasil na primeira década do século XXI. Há vários indícios disponíveis em toda parte que demonstram esse fato: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância; o número de cursos e de disciplinas ofertados; de alunos matriculados; de professores que desenvolvem conteúdo e passam a ministrar aulas a distância; de empresas fornecedoras de serviços; crescem as tecnologias e o seu uso na mediação pedagógica nesses cursos; aumentam as pesquisas que tratam dessa temática, abordando os mais diferentes aspectos. Particularmente, na formação de professores, esse crescimento é incontestável, considerando os dados apontados pelo INEP (Brasil, 2010). Nos cursos de formação de professores de matérias específicas, a matrícula na EAD é de 121 405, ainda inferior a dos presenciais, que é de 333 714, mas já atingindo 27% do total.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.