AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS

Ilza Maria Silva Alves, Maria Alzira de Almeida Pimenta

Resumo


Esta pesquisa em andamento traz como tema as representações sociais e o processo de avaliação da aprendizagem, tendo como objeto de pesquisa a avaliação
da aprendizagem no ensino superior. Na atuação como Assistente Social, no Setor de Atendimento e Orientação Social (SEAOS) realizando atendimentos aos estudantes de graduação, percebemos a incidência cada vez maior entre eles de repetidas reprovações e de como esse assunto os angustiam. Nesta perspectiva tomamos como foco os seguintes questionamentos: quais são as representações sociais estudantes dos cursos de licenciaturas da UFU sobre avaliação da aprendizagem? Qual a percepção desse estudante a cerca do(s) processo(s) avaliativo(s) dentro da universidade? Qual é a relação entre a avaliação e o que se estuda em sala de aula? Como a avaliação reflete o grau de conhecimento sobre
determinada matéria? Qual o aprendizado sobre avaliação considerado significativo para a futura atuação docente desse estudante?

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