URBANIZAÇÃO BRASILEIRA – O USO DA PARÓDIA COMO PROPOSTA DIDÁTICA

Narcisa Andrade Chumbinho, Ana Karina Rossi Bertoldo Nascimento

Resumo


Esta atividade foi desenvolvida nas salas de 7º ano nas aulas de Geografia. Buscou-se desenvolver competências tais quais; Desenvolver o senso crítico; Contribuir para a socialização e o resgate de sua auto-estima; Valorizar a produção artística; Estimular a criatividade a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de sua autoria; Colaborar para a desinibição; Estimular a fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida. Foi proposto aos alunos a produção e apresentação de paródia. A atividade foi proposta após a aula dialogada expositiva quando foram explicados os conceitos básicos de urbanização, crescimento urbano, êxodo rural e discutido com os alunos os problemas provenientes do processo de urbanização do Brasil. Para a realização da atividade foi feito um trabalho de sensibilização do que são "paródias", foi então explicado aos alunos o que é uma paródia e como eles deveriam produzir uma a partir da escolha de uma música de sua preferência. Após a explicação da dinâmica os alunos foram divididos em grupos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.