AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PERCEPÇÕES E VISÕES PRELIMINARES

Autores

  • Anderson Oramísio Santos UFU
  • Olíria Mendes Gimenes UFU
  • Sangelita Miranda Franco Mariano UFU

Resumo

Esse artigo resulta de uma investigação bibliográfica e tem como objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e os impactos produzidos pelas avaliações externas nas práticas pedagógicas, tendo como foco as avaliações em larga escala na educação básica, com a implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB e do Sistema Mineiro de Avaliação – SIMAVE e quais as implicações destas o cotidiano das salas de aula a ponto de modificar (ou não) as práticas da equipe escolar e do/a professor/a em sala de aula, torna-se imprescindível para compreendermos como esses processos se desenvolvem e quais suas consequências na aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2013-10-21

Edição

Seção

GT1: Estado e Políticas Educacionais