PROGRAMA REUNI: IMPLANTAÇÃO, OPERACIONALIZAÇÃO E IMPACTOS NA CULTURA INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU), NO PERÍODO DE 2008 A 2012

Márcia Cristina Soares Cabrera de Souza, Mara Rúbia Alves Marques

Resumo


Quando se discute políticas públicas para a educação brasileira no período pós- LDB, os processos de transformações sociais, econômicas e políticas e seus impactos na educação são colocados à luz da reflexão e discussão. As políticas educacionais provocam transformações na sociedade, pois são lidas diferentemente pelos segmentos sociais dentro e fora das escolas, não pairam abstrativamente no ar e são experimentadas e vivenciadas, diuturnamente, pelos sujeitos sociais.

Os debates sobre educação superior no Brasil, as políticas educacionais dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff permitem analisar movimentos, tendências e desafios no processo de democratização e privatização da educação superior, na relação público/privado, nos sistemas de avaliação, mudanças nas universidades e em seus modelos de gestão.

Com o objetivo de aumentar as vagas nas universidades públicas, o governo federal instituiu o REUNI que propõe uma reestruturação da educação superior. Como as IES que aderiram ao Plano tem buscado o equilíbrio entre o aumento de vagas e a gestão interna? Houve discussão com a comunidade universitária, em espaços escolares e não escolares? Cabe-nos investigar se o REUNI causou impactou na cultura institucional da UFU, pois pressupomos que as políticas educacionais impactam a vida acadêmica, pedagógica e administrativa das IES, tanto no aspecto político-cultural como no técnico-operacional. Por fim, acreditamos que as políticas educacionais devem, necessária e obrigatoriamente, ser precedidas de ampla discussão com os envolvidos no processo educativo: alunos, docentes, técnicos, gestores, entidades representativas, sociedade civil e governos.

Palavras-chave: Ensino superior. Expansão. REUNI. Cultura Institucional.

Texto completo: PDF

Apontamentos