AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DA TERCEIRIZAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE E NA FORMAÇÃO DOCENTE

Alessandra Lucila de Sousa Nascimento, Natalia Marques Gonçalves, Maísa Gonçalves da Silva

Resumo


Neste trabalho elaboramos um estudo sobre a terceirização de alguns setores de uma universidade pública, objetivando abordar algumas mudanças que ocorreram no mundo do trabalho a partir da era Neoliberal no Brasil. A metodologia da pesquisa baseia-se na revisão bibliográfica, de artigos da área e nas leis que regulamentam as terceirizações e a educação brasileira, na análise de entrevistas semiestruturadas e na reflexão crítica dos dados levantados por alguns professores de uma universidade pública. Realizamos um levantamento da evolução da legislação da terceirização dentro dos setores públicos. Nas entrevistas os professores foram questionados, sobre a relação da terceirização em alguns setores da universidade e a possível influência destas no seu trabalho, bem como se esses observavam alguma relação com a formação docente. Após analisarmos constatamos que o processo de terceirização dentro da universidade influencia em menor ou maior grau a formação docente, colocando em risco a relação de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Ensino Superior Público. Trabalho Docente. Terceirização. Formação Docente.


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