A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

Dalma Persia Nelly Alves Nunes

Resumo


A identidade docente é tema de estudo e discussão no espaço acadêmico e tem se constituído em importante foco de atenção de pesquisas que abordam a docência e a formação de professores. Diversos fatores como a história de vida, a formação inicial e continuada, o significado da docência para o professor, bem como a prática pedagógica contribuem para o desenvolvimento da identidade profissional. Nesta pesquisa tivemos como questionamento: como se desenvolve a identidade profissional do professores que atuam no magistério superior? E outra questão que vincula- se a esta: como os saberes profissionais são construídos e mobilizados pelos professores no exercício da docência universitária? Objetivamos com este estudo promover discussões sobre desenvolvimento da identidade profissional do docente universitário além de compreender como os saberes são construídos e mobilizados na prática destes docentes. Neste cenário, partimos da análise de referenciais teóricos que possibilitassem responder aos questionamentos que norteiam esta investigação, tendo como ponto de partida o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica. Neste sentido pretendemos contribuir com os debates que contemplam a formação e atuação de professores universitários, numa perspectiva pluridimensional. A discussão em enfoque revela como se dá o processo de desenvolvimento da identidade profissional entre os professores que atuam no ensino superior e permite aprofundar a reflexão a respeito dos saberes que estes mobilizam no exercício da profissão. A construção da identidade docente está profundamente relacionada às condições objetivas e subjetivas que envolvem o trabalho do professor e a maneira como estes a percebem em constante movimento.

Palavras – chave: Docência Universitária. Identidade profissional. Saberes docentes.


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