OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO PSICOPEDAGÓGICO SOBRE AS ORIGENS DAS DIFICULDADES DE APRENDER MATEMÁTICA

Euzane Maria Cordeiro, Guilherme Saramago de Oliveira

Resumo


Este trabalho relata alguns dos resultados de uma pesquisa desenvolvida como parte integrante das atividades pedagógicas do Curso de Especialização Lato-sensu em Psicopedagogia Escolar da Universidade Federal de Uberlândia. Essa pesquisa teve como objetivos principais o estudo, a identificação, a análise e a descrição das origens das dificuldades de aprendizagem em Matemática, no que se refere, sobretudo, a aprendizagem dos números fracionários e das operações básicas, apresentadas por um estudante do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual localizada na Cidade de Uberlândia-MG. O estudo foi fundamentado teoricamente em diferentes autores, dentre os quais, Carvalho (1991), Charnay (2001), Correia e Martins (1999), Fonseca (1995), Kiguel (1991), Miranda (2008), Oliveira e Cunha (2009), Visca (1998) e Weiss (2002). As questões fundamentais que nortearam a pesquisa realizada foram: Quais são as origens das dificuldades de aprendizagem em Matemática do estudante pesquisado? Essas dificuldades são de origem pedagógica ou de origem orgânica? Para desenvolver adequadamente a pesquisa qualitativa pretendida e alcançar aos objetivos propostos foram adotados procedimentos metodológicos descritivos e exploratórios. Foram realizadas entrevistas, observações diversas no espaço escolar e na sala de aula e aplicados questionários junto aos pais, professores e estudante para possibilitar uma adequada compreensão da problemática pesquisada. O estudo permitiu, dentre outras questões, a constatação que parte significativa das dificuldades apresentadas pelo estudante pesquisado decorre do modelo pedagógico adotado pelo docente, marcado principalmente, pela implementação de estratégias e procedimentos de ensino que priorizavam a exposição verbal, o treino e a memorização dos conteúdos matemáticos.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Ensino de Matemática. Prática docente.


Texto completo: PDF

Apontamentos