O MATERIAL DIDÁTICO E O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DO ALUNO NO QUE SE REFERE À CONSTRUÇÃO DE SENTIDO PARA AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

Autores

  • Mariana Martins Pereira UFU - ESEBA
  • Anielle Glória Vaz Coelho UFU - FAMAT
  • Vítor Martins do Carmo UFU – FAMAT

Resumo

Pesquisas realizadas por autores como Peixoto; Santana; Cazorla (2006) com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental apontam que eles chegam a esse ano de ensino com graves problemas na resolução das operações fundamentais. Nesse sentido, este trabalho se propõe a apresentar resultados parciais de um projeto de pesquisa sobre a aprendizagem dos alunos com relação às quatro operações por meio da resolução de problemas tendo como suporte Materiais Didáticos Manipuláveis e a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). O objetivo geral é a avaliar que contribuições as propostas de ensino desenvolvidas no LEM traz para a aprendizagem do aluno no que se refere aos sentidos das quatro operações.

Downloads

Publicado

2013-10-25

Edição

Seção

GT9: Educação Básica