INCLUSÃO CONHECENDO A REALIDADE DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS INSERIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO
Autores
Caroline Penteado de Assis
UNIUBE
Ana Cláudia Pinto Bredariol
UNIUBE
Resumo
A partir de uma pesquisa realizada nas Escolas Privadas do município de Uberaba este estudo, discutiu o contexto atual de inclusão na cidade, especificamente no que se refere à Educação Infantil, analisando as ações realizadas no ano de 2006 e comparando-as com dados brasileiros, pressupostos do movimento inclusivo e Políticas Públicas. O referente estudo caracterizou a inclusão escolar realizada na educação infantil do município. A população alvo da pesquisa foram educadores das Escolas Privadas de Educação Infantil do município de Uberaba. Este estudo teve como objetivo investigar os aspectos fundamentais para o processo inclusivo, identificando junto às escolas de educação infantil que recebem crianças com Necessidades Educacionais Especiais fatores relativos à: participação familiar, adaptação curricular, acessibilidade, estratégias de avaliação, suporte ambiental e capacitação profissional. Ao término do estudo foi possível traçar um perfil do contexto atual da inclusão no município de Uberaba. Este contribuiu para identificar como tem sido realizado o movimento inclusivo, em que ponto o município está em relação à trajetória histórica, apontando os principais entraves para realização da inclusão escolar de forma crítica e construtiva. Concluiu-se então, que cada Escola Privada de Educação Infantil tem seu tempo para realizar as adequações preconizadas pelo movimento. Numa minoria das escolas, já se pode constatar a prática da inclusão em seu aspecto de uma forma global. Porém, na grande maioria é perceptível que existe ainda uma busca crescente no sentido de adequar-se às necessidades mais presentes, os dados mostram que as escolas investigadas caminham rumo à inserção efetiva de criança com Necessidades Educacionais Especiais, mas fatores essenciais ainda encontram-se defasados.Palavras-chave: terapia ocupacional, inclusão, educação infantil, necessidade educacional especial