PESQUISA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Autores
Cinara Aline de Freitas
Jorge Luiz da Silva
Thaís Campos Freitas
Andréa Maturano Longarezi
UNIUBE
Luis Eduardo Alvarado Prada
UNIUBE
Resumo
O artigo apresenta alguns resultados parciais em termos de dados e reflexões obtidas pelo projeto de pesquisa “Ações de formação continuada de professores desenvolvidas em municípios da região de Uberaba/MG”. Baseada em fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa coletiva, foram utilizados procedimentos da pesquisa qualitativa e quantitativa, com o objetivo de mapear as ações de formação continuada de professores que estão sendo oferecidas aos professores da região. No artigo buscamos discutir as relações entre os dados proporcionados pela pesquisa e referenciais teórico-metodológicos da formação continuada. Ressaltamos as concepções de formação continuada que entendam a pesquisa como promotora de formação docente, ou seja, processos de pesquisa-formação. Como resultados da pesquisa vê-se que a quarta parte dos professores enunciou as oficinas como ações que mais gostaram, justificando-as pela possibilidade de troca de experiências e interação entre os participantes. Também apontam as palestras, os seminários e cursos diversos, justificando que eles “proporcionaram possibilidades de aperfeiçoamento da prática docente” por meio da discussão de temas específicos. Ainda assim, o consolidado dos dados permite verificar que as ações oferecidas não estão correspondendo às expectativas dos professores, pois desconsideram a realidade escolar, suas necessidades e a experiência profissional docente. Nesse sentido, discute-se sobre uma proposta de formação continuada que ocorra no próprio local de trabalho do docente, em horário remunerado e que tome as situações da prática docente como conteúdo dessa formação.Palavras-chave: formação de professores, formação continuada, pesquisa.