PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INCIDÊNCIA DE ALTERAÇÕES VOCAIS

Autores

  • Roberta Moreno Sas UFSCar/Sao Carlos
  • Sheila Glaucieli Fenske UFSCar/ Sao Carlos-SP
  • Katia Dugnani UFSCar/ Sao Carlos-SP
  • Luciana Pizzani UFSCar/ Sao Carlos-SP
  • Maria Amelia Almeida UFSCar/ Sao Carlos-SP
  • Maria da Piedade Resende da Costa UFSCar/ Sao Carlos-SP

Resumo

A incidência de alterações vocais em professores pode ser apontada como um fator prejudicial ao exercício de seu trabalho, uma vez que é seu principal instrumento de transmissão de informação e comunicação. Entre professores de Educação Física, tem-se o agravante de lecionarem em espaços amplos, onde os alunos estão em constante movimento, o que exige uma elevação do volume de voz, e, conseqüentemente, um maior esforço e desgaste vocal. Em vista disso, buscou-se investigar a ocorrência de alterações vocais em professores de Educação Física. Participaram do estudo vinte e quatro professores que foram avaliados através de um questionário com questões fechadas. Os resultados serão apresentados quantitativamente através do número de ocorrências e porcentagens respectivas e sua discussão será de forma descritiva. Através da análise dos dados, verificou-se que há alterações vocais em um número elevado de professores, justificando maiores cuidados para uma prevenção de disfonias.Palavras-chave: Professores de Educação Física; alterações vocais

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