PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INCIDÊNCIA DE ALTERAÇÕES VOCAIS
Autores
Roberta Moreno Sas
UFSCar/Sao Carlos
Sheila Glaucieli Fenske
UFSCar/ Sao Carlos-SP
Katia Dugnani
UFSCar/ Sao Carlos-SP
Luciana Pizzani
UFSCar/ Sao Carlos-SP
Maria Amelia Almeida
UFSCar/ Sao Carlos-SP
Maria da Piedade Resende da Costa
UFSCar/ Sao Carlos-SP
Resumo
A incidência de alterações vocais em professores pode ser apontada como um fator prejudicial ao exercício de seu trabalho, uma vez que é seu principal instrumento de transmissão de informação e comunicação. Entre professores de Educação Física, tem-se o agravante de lecionarem em espaços amplos, onde os alunos estão em constante movimento, o que exige uma elevação do volume de voz, e, conseqüentemente, um maior esforço e desgaste vocal. Em vista disso, buscou-se investigar a ocorrência de alterações vocais em professores de Educação Física. Participaram do estudo vinte e quatro professores que foram avaliados através de um questionário com questões fechadas. Os resultados serão apresentados quantitativamente através do número de ocorrências e porcentagens respectivas e sua discussão será de forma descritiva. Através da análise dos dados, verificou-se que há alterações vocais em um número elevado de professores, justificando maiores cuidados para uma prevenção de disfonias.Palavras-chave: Professores de Educação Física; alterações vocais