JORNALISMO PARA A TRANSFORMAÇÃO: A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE APLICADA ÀS DIRETRIZES CURRICULARES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Autores

  • André Azevedo da Fonseca

Resumo

Estudo procura estabelecer um diálogo entre a praxis pedagógica do educador Paulo Freire e as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação para a habilitação Jornalismo do curso de Comunicação Social. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação do método dialógico freireano para problematizar o ensino de Jornalismo, favorecendo um projeto político-pedagógico verdadeiramente democrático e consciente do caráter ideológico do discurso de neutralidade científica. Nessa perspectiva, alunos são sujeitos de seu processo de aprendizagem desde a busca dialogada do conteúdo programático do curso (começando pela investigação de seus "temas geradores"). O estudo sugere a formação de um profissional radical, e não sectário; integrado, e não simplesmente adaptado ao seu tempo; um jornalista capaz de atuar como uma reflexão, e não como um mero reflexo da sociedade. Enfim, um trabalhador social capaz de assumir sua responsabilidade política na transformação da sociedade. Pesquisa integrante das atividades do Memorial Mário Palmério.

Palavras chave:

 

 

Paulo Freire; ensino de jornalismo; diretrizes curriculares

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