A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DE BACHELARD

Autores

  • Elton Antônio Alves Pereira UNIUBE
  • Adriana Paula Martins UNIUBE
  • Waldirene Aparecida Rosa de Melo UNIUBE
  • Wilson de Sousa Benjamin UNIUBE
  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes UNIUBE

Resumo

Discussões epistemológicas sobre as relações professor-aluno-conhecimento norteiam a escolha temática deste estudo. Parte-se da questão: como se relacionam professor-aluno-conhecimento na construção dos primeiros conceitos científicos no ano inicial de um curso de Técnico em Agroindústria do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA? O objetivo é compreender o processo de construção do conhecimento científico em um curso profissionalizante, e para alcançá-lo opta-se por uma abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluem um estudo de caso e a utilização de estudos bibliográficos, observações não-participantes e narrativas. Os autores que embasam essa metodologia são: André (1986, 2005), Bosi (1994), Benjamin (1983). Os resultados serão analisados na perspectiva epistemológica de Bachelard (1974, 1996) e nas discussões sobre o paradigma educacional emergente de Moraes (2010). O campo de pesquisa escolhido é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, IFTM, campus Uberaba, MG. A relevância deste trabalho é a possibilidade de fazer um estudo que poderá contribuir para a ampliação do referencial teórico sobre a construção do saber na formação profissionalizante. Na fase atual da pesquisa, realizam-se levantamentos bibliográficos e o desenvolvimento do projeto.Palavras-chave: Relação professor-aluno-conhecimento. Conceito científico. Epistemologia bachelardiana.

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