A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DE BACHELARD
Autores
Elton Antônio Alves Pereira
UNIUBE
Adriana Paula Martins
UNIUBE
Waldirene Aparecida Rosa de Melo
UNIUBE
Wilson de Sousa Benjamin
UNIUBE
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
UNIUBE
Resumo
Discussões epistemológicas sobre as relações professor-aluno-conhecimento norteiam a escolha temática deste estudo. Parte-se da questão: como se relacionam professor-aluno-conhecimento na construção dos primeiros conceitos científicos no ano inicial de um curso de Técnico em Agroindústria do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA? O objetivo é compreender o processo de construção do conhecimento científico em um curso profissionalizante, e para alcançá-lo opta-se por uma abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluem um estudo de caso e a utilização de estudos bibliográficos, observações não-participantes e narrativas. Os autores que embasam essa metodologia são: André (1986, 2005), Bosi (1994), Benjamin (1983). Os resultados serão analisados na perspectiva epistemológica de Bachelard (1974, 1996) e nas discussões sobre o paradigma educacional emergente de Moraes (2010). O campo de pesquisa escolhido é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, IFTM, campus Uberaba, MG. A relevância deste trabalho é a possibilidade de fazer um estudo que poderá contribuir para a ampliação do referencial teórico sobre a construção do saber na formação profissionalizante. Na fase atual da pesquisa, realizam-se levantamentos bibliográficos e o desenvolvimento do projeto.Palavras-chave: Relação professor-aluno-conhecimento. Conceito científico. Epistemologia bachelardiana.