A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA POR MEIO DA IMAGINAÇÃO CRIADORA
Autores
Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira
UNIUBE
Wilson de Sousa Benjamin
UNIUBE
Izabel Cristina Corrêa Cruz
UNIUBE
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
UNIUBE
Resumo
O presente trabalho refere-se a uma proposta de pesquisa que se origina em indagações de uma educadora que atua na formação de professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. No cotidiano da sala de aula, observa-se uma resistência de grande número de alunos quanto às questões sobre as relações entre a aprendizagem e a imaginação criadora. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo contribuir na formação de futuras educadoras de alunos em seus primeiros aprendizados escolares de forma que percebam a importância da expressividade criadora para a formação humana. Parte-se da questão: como construir uma nova possibilidade educacional de ver, estar e perceber o mundo com mais sensibilidade através da imaginação criadora em uma sociedade tão enaltecida de apelos do pensamento que calcula, da eficiência e da busca de resultados para o mercado? Para responde-la, dialoga-se com a fenomenologia de Gaston Bachelard (1994, 1996, 1998) e com sua comentadora Sandra Richter (2007). Em uma abordagem qualitativa, realizam-se estudos bibliográficos por meio de leituras cruzadas e buscam-se narrativas de professoras das séries iniciais de ensino fundamental de uma escola de Uberaba, MG, as quais em sua prática incorporam a arte na educação da sensibilidade. Uma análise documental dos portfólios e a observação de outras atividades dos alunos serão incorporados a esta investigação.Palavras-chave: Arte e educação. Ensino fundamental. Fenomenologia Bachelardiana.