A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O ESTÁGIO EM CURSOS DE LICENCIATURA NA REGIÃO CENTRO-OESTE, PERÍODO 2006-2009
Autores
Wilson de Sousa Benjamin
UNIUBE
Elton Antônio Alves Pereira
UNIUBE
Izabel Cristina Corrêa Cruz
UNIUBE
Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira
UNIUBE
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
UNIUBE
Resumo
Este trabalho refere-se a uma proposta de pesquisa sobre o estágio curricular em cursos de licenciatura. Seus objetivos são mapear o conhecimento construído sobre a temática nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação participantes da Rede de Pesquisadores sobre os professores do Centro-Oeste – REDECENTRO; identificar tendências e lacunas. O conjunto de reformas educacionais propostas nas últimas décadas vêem indicando redefinições da/na função docente. Nesse quadro, pensa-se relevante e oportuno encontrar respostas ás questões como: qual tem sido o impacto desses fatores histórico-políticos na produção do conhecimento sobre o professor? É possível visualizar uma tendência de reflexão na produção dos discentes dos Programas selecionados sobre a questão do estágio? Como a produção acadêmica da Região Centro-Oeste a reflete? Em uma abordagem quali-quantitativa, opta-se pelo estudo do estado da arte, pela análise documental e pela técnica de leitura cruzada. O instrumento de análise das produções acadêmicas em sua íntegra é uma ficha elaborada pelos pesquisadores da REDECENTRO. A partir dessa ficha, elencam-se as seguintes unidades de análise: campo pesquisado; objetivos definidos; questões direcionadoras; referencial teórico-metodológico utilizado; tipos e procedimentos de pesquisa; resultados relevantes. Dialoga-se com autores como: Pimenta (2004, 1994), Adorno (1995), André et al (2002), Souza e Magalhães (2011), Soares (2000) e Bourdieu (2004).Palavras-chave: Professor. Estágio. Região Centro-Oeste.