A VIOLÊNCIA DA ESCOLA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES(AS) DO ENSINO PÚBLICO FUNDAMENTAL
Autores
Fernanda O. Franco Assunção
UNIUBE
Fernanda Telles Marques
UNIUBE
Dímitra Jaconi Stamoulis
UNIUBE
Thiago Santos da Silva
UNIUBE
Resumo
Entendida como uma modalidade de violência institucional, a violência da escola é aqui discutida a partir das produções do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ), em diálogo com autores da Educação (Fante, 2005; Abramovay, 2002) e da Psicologia social (Bleger, 1991; Kodato, 1999). Tendo como objetivo identificar e compreender as percepções de professores(as) do Ensino Fundamental acerca da violência da escola, a pesquisa recorre à Triangulação (Denzin, 1985) para relacionar estudos teóricos, observação continuada do cotidiano escolar e dados obtidos por meio de questionários e entrevistas. No Brasil, a discussão desta manifestação da violência simbólica é indissociável da questão da Democracia, tendo sido a década de 1980 um momento representativo da necessidade de se criar dispositivos externos ao cotidiano das instituições formais – entre elas a escola – para garantir a proteção das relações que em seu interior são estabelecidas. Como resultados parciais, a pesquisa, que se encontra em fase intermediária, confirma a lentidão no processo de substituição do princípio da autoridade pela escuta da alteridade (Márques, 2011), o que envolve diversos fatores. No caso estudado, chamam a atenção aspectos históricos da cultura política local, bem como a hierarquização de saberes e a normalização/patologização de discursos e práticas não hegemônicos (Faleiros, 1987; Adorno, 1993).Palavras-chave: Violência escolar. Processos educativos. Democracia.