Este trabalho buscou analisar os fundamentos teóricos básicos da Educação Popular no Brasil, destacando sua importância, uma vez que, de sua atuação, resultaram muitas conquistas políticas, econômicas e sociais não só no país, mas em toda a América Latina, através de lutas das camadas populares, conscientizadas via modelos educacionais progressistas, e organizadas em movimentos sociais. Seu objetivo foi pesquisar os fundamentos da Educação Popular no Brasil, a partir de três autores considerados básicos para sua estruturação. FREIRE (1982, 1987 e 2000), BRANDÃO (1997) e FIORI (1967) discutiram e problematizaram os desafios concretos da Educação, como forma de articulação das lutas populares pela transformação das realidades sociais opressoras no Brasil. A obra de Freire, Brandão e Fiori denuncia a Educação tradicional como alienadora das massas populares. Os autores propõem uma Educação progressista, libertadora, que busque o resgate da cidadania, via conscientização escolar. É de extrema importância a Educação Popular, para atendimento das classes sociais que sofrem todo tipo de exclusão.Palavras-chave: Educação Popular. Realidades sociais. Resgate de cidadania.