PESQUISA SOBRE PROFESSORES NA REGIÃO CENTRO-OESTE

Autores

  • Suemi Hamada de Morais Silva

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte dos resultados da pesquisa interinstitucional sobre professores da Região Centro-Oeste e como tal se insere na Rede de Pesquisadores sobre os Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO. O objetivo dessa investigação foi mapear, identificar e quantificar dados sobre os temas pesquisados nas produções da área de educação no período de 2001-2005. O estudo do estado da arte foi o procedimento escolhido, as dissertações foram lidas em sua íntegra, e foi utilizado um instrumento de análise elaborado pelo grupo. A metodologia abrange ainda seminários regionais, nas universidades parceiras, e seminários locais em que os pesquisadores se encontram para discussões, análises, avaliações e encaminhamentos. Em diálogo com Tardif (2000), Guimarães (2000), Nóvoa (1997), Bourdieu (2004) e Adorno (1995), analisaram-se as categorias: formação, profissionalização e prática docente. Os resultados expressam que a prática docente foi o tema mais investigado (35%), seguida da formação (24%) e profissionalização (11%). Reflete-se que o pós-graduando faz sua escolha em um campo específico, que na universidade se traduz na linha de pesquisa, grupos de estudos, bibliografia a que é apresentado, participação em eventos. A esse contexto soma-se a realidade do seu local de trabalho, geralmente uma escola na qual reconhece necessidades, apelos e exigências.Palavras chave – Professores. Prática docente. REDECENTRO.

Downloads