PLÁGIO EM PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • Termisia Luiza Rocha UNIUBE
  • Maria Alzira de Almeida Pimenta UNIUBE

Resumo

O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa que tem como objetivo central identificar propostas construídas por alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental (6º a 9º anos), para o enfrentamento do plágio em atividades de pesquisa escolar. O estudo justifica-se tendo em vista que, para essa comunidade o plágio representa um problema de ordem acadêmica e as escolas não podem ficar alheias a essa problemática. A investigação está em fase intermediária, com busca e levantamento de dados de ordem bibliográfica, aguardando autorização final do Comitê de Ética em Pesquisa para iniciar as atividades de campo. A metodologia a ser utilizada envolve pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Para a segunda etapa do trabalho, prevemos observação sistematizada da rotina escolar, coleta de dados por meio de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas. Essa coleta se dará em encontros previamente agendados com professores e alunos. Para tratamento dos dados, optamos pela análise de conteúdo. Como resultados parciais confirma-se até o momento que a prática do plágio é um problema existente nas escolas e que precisa ser enfrentado.Palavras-Chave: Plágio. Enfrentamento. Pesquisa.

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