PORTFÓLIO DIGITAL: UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO COM APORTES ARTÍSTICOS E FILOSÓFICOS

Autores

  • Diógenes Alexandro Marques
  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes UNIUBE
  • Wilson de Sousa Benjamin
  • Isabel Cristina Corrêa Cruz UNIUBE
  • Tiago Zanqueta Souza UNIUBE

Resumo

Neste texto, apresenta-se uma pesquisa do Grupo de Estudos Arkhé, constituído por professores dos Cursos de Licenciatura EAD da UNIUBE. Os objetivos são: compreender o uso do portfólio digital como um instrumento do processo avaliativo por meio dos recursos eletrônicos do AVA, a partir das necessidades identificadas; propiciar formação em serviço aos docentes por meio da pesquisa. O referencial teórico abrange autores como Heidegger, Castells, Moran, Bachelard e Hernandez, dentre outros. Parte-se das questões: qual é o sentido do portfólio digital? Qual é a concepção de educação/avaliação que acolhe o portfólio como instrumento de avaliação? Qual é o processo de construção de um portfólio no AVA? Para responde-las, realizam-se estudos bibliográficos, análises do AVA, entrevistas com gestores e tutores, em torno de uma pesquisa-ação. Os resultados iniciais expressam que o portfólio digital é um instrumento de avaliação coerente à concepção presente nos projetos pedagógicos e nos documentos legais analisados, além de remeter a alternativas para a aplicação de tecnologias analógicas e digitais, síncronas e assíncronas, na medida em que estabelece uma rede que abrange várias áreas do conhecimento como a arte e a filosofia. As limitações encontradas relacionam-se, sobretudo, à falta de orientação adequada aos usuários e ao tempo docente disponível para as interações necessárias. Essas constatações requerem a inclusão da temática na formação continuada dos professores-tutores.Palavras-chave – Arte e filosofia. Portfólio digital. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

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