REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA DE ENSINO DIFERENCIADA: A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Larissa Pádua Miranda Faculdade de Matemática/UFU
  • Maria Cecília Domingos Faculdade de Matemática/UFU
  • Maísa G. da Silva Escola de Educação Básica/UFU
  • Raquel F. G. Machado Escola de Educação Básica/UFU

Resumo

A proposta refere-se à estruturação de um laboratório de ensino aprendizagem de matemática para alunos da Educação de Jovens e Adultos. Iniciamos nossas ações fundamentando-nos em referências sobre estruturas de pensamento destes sujeitos, seguida pela realização de observações em sala de aula, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a realidade e interesses dos alunos envolvidos. Escolhemos como tema da atividade as eleições 2010, considerando a contemporaneidade do mesmo à faixa etária dos alunos, associando ao conteúdo específico do programa de ensino de matemática. Propusemos como atividade no laboratório de informática uma WebQuest; construímos suas etapas de modo a possibilitar maior contextualização sobre o momento político, favorecer e ampliar os debates; alterando a estrutura da aula, de espaço para resolução de exercícios, para reflexões sobre acontecimentos na sociedade com influência (in)direta na vida de cada um. Através de entrevistas e observações concluímos que este recurso, proporcionou a exploração do ambiente computacional, possibilitando diversificar as abordagens de ensino do conteúdo, promovendo a interatividade entre aluno(s) e/ou o computador e a socialização do grupo; colaborando com a problematização de processos matemáticos, na tentativa de minimizar o histórico de exclusões destes alunos.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática. WebQuest.

Downloads