A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E O PERFIL DE SEU CORPO DOCENTE EM CURSOS OFERTADOS NO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Cassiano Afonso Vieira UNIUBE
  • Vânia Maria de Oliveira Vieira
  • Marilene Ribeiro Resende UNIUBE

Resumo

Esse estudo constitui um plano de trabalho de Iniciação Científica, integrante da pesquisa: “A aprendizagem em cursos de formação de professores na modalidade a distância”, desenvolvido no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba.
A Educação a distância é atualmente uma modalidade de ensino que cresceu vertiginosamente no Brasil na primeira década do século XXI. Há vários indícios disponíveis em toda parte que demonstram esse fato: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância; o número de cursos e de disciplinas ofertados; de alunos matriculados; de professores que desenvolvem conteúdo e passam a ministrar aulas a distância; de empresas fornecedoras de serviços; crescem as tecnologias e o seu uso na mediação pedagógica nesses cursos; aumentam as pesquisas que tratam dessa temática, abordando os mais diferentes aspectos. Particularmente, na formação de professores, esse crescimento é incontestável, considerando os dados apontados pelo INEP (Brasil, 2010). Nos cursos de formação de professores de matérias específicas, a matrícula na EAD é de 121 405, ainda inferior a dos presenciais, que é de 333 714, mas já atingindo 27% do total.

Downloads