METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA CRIANÇAS QUE NÃO FORAM ALFABETIZADAS

Autores

  • Leila Cristina Moraes
  • Maria Francisca de Oliveira UFV
  • Maria Veranilda Soares Mota UFV

Resumo

Este trabalho busca abordar uma pesquisa-ação que vem sendo desenvolvida através do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida por graduandas do Curso de Pedagogia. Este Programa tem por finalidade incentivar os licenciandos do referido curso para a prática docente no ensino básico, almejando garantir aos estudantes o conhecimento acerca do cotidiano da escola pública. O público alvo são crianças que não foram alfabetizadas, que ultrapassaram a idade sugerida para alfabetização. Nossa experiência está situada numa escola municipal da cidade Viçosa/MG.Um dos eixos do PIBID/Pedagogia é pesquisar e intervir no processo de aprendizagem nos casos de crianças que apresentam alguma dificuldade, a partir de metodologias diferenciadas.Com base no contexto e observação da realidade de cada criança, nos perguntamos: existiria uma idade certa para se alfabetizar já que cada individuo é um ser único e plural? O que significa o termo dificuldades de aprendizagem? Por que estas crianças não foram alfabetizadas? E quais metodologias o professor pode se ater para enriquecer este processo?

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