REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

Autores

  • Robson Alves dos Santos UFG/CAC
  • Estevane de Paula Pontes Mendes UFG/CAC

Resumo

Na sociedade contemporânea a atualização permanente é o ponto chave diante de suas constantes transformações e das novas exigências e necessidades da sociedade em vigor. Assim torna-se necessário uma reflexão a respeito do processo de educação e formação de educadores no momento atual, nos indagando se estes atendem as exigências da sociedade. Assim, há a preocupação de uma pratica pedagógica inovadora que torne os alunos críticos, reflexivos e investigadores contínuos em suas respectivas áreas do conhecimento, caracterizando assim por uma prática pedagógica inovadora.O processo de formação docente vem passando por um momento de transição, no qual a sociedade também passa por constantes transformações, tendo o educador a necessidade de reformulação e atualização de acordo com as novas necessidades da sociedade contemporânea. Diante desses fatos, obriga-se a pensar em um novo modelo de formação docente, que reveja o currículo de formação de professores, e questione se estes cumprem seu papel com a sociedade, traçando previamente o profissional que se pretende formar, baseando-se nas necessidades da sociedade. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo estudar o processo de formação docente em Geografia, destacando a importância de uma formação contínua, voltada para a pesquisa, a dicotomia entre licenciatura e bacharelado, e a necessidade de uma formação que tenha como foco os problemas da sociedade.

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