DIVERSIDADE CULTURAL/TERRITORIAL: REFLEXOS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE IGARAPAVA/SP
Autores
Mara Fernanda Ignácio Leite
UNIUBE
Valéria Oliveira de Vasconcelos
UNIUBE
Resumo
Este trabalho apresenta parte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Mestrado em Educação da UNIUBE, na linha de pesquisa: Cultura e Processos Educativos. A questão de estudo foi: Como a Educação Popular podeauxiliar no trabalho com a diversidade cultural\territorial presente nas escolas?O marco inicial da pesquisa teve como base a cidade de Igarapava, localizada no interior do Estado de São Paulo, cuja economia é voltada quase que integralmente para a produção canavieira. Uma cidade marcada pela força da cultura, que ainda preserva os laços fortes de tradições familiares, à produção caseira de pinga, doces, queijos, dentre outros. Quem teve a oportunidade de passar toda a infância - e a vida - em uma pequena cidade do interior, sabe a riqueza das interações tão presentes na cultura popular. Conforme apresenta Brandão a “cultura Popular é o que o povo vive e faz.” (BRANDÃO, 1985, p. 47)