DIVERSIDADE CULTURAL/TERRITORIAL: REFLEXOS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE IGARAPAVA/SP

Autores

  • Mara Fernanda Ignácio Leite UNIUBE
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos UNIUBE

Resumo

Este trabalho apresenta parte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Mestrado em Educação da UNIUBE, na linha de pesquisa: Cultura e Processos Educativos. A questão de estudo foi: Como a Educação Popular podeauxiliar no trabalho com a diversidade cultural\territorial presente nas escolas?O marco inicial da pesquisa teve como base a cidade de Igarapava, localizada no interior do Estado de São Paulo, cuja economia é voltada quase que integralmente para a produção canavieira. Uma cidade marcada pela força da cultura, que ainda preserva os laços fortes de tradições familiares, à produção caseira de pinga, doces, queijos, dentre outros. Quem teve a oportunidade de passar toda a infância - e a vida - em uma pequena cidade do interior, sabe a riqueza das interações tão presentes na cultura popular. Conforme apresenta Brandão a “cultura Popular é o que o povo vive e faz.” (BRANDÃO, 1985, p. 47)

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