SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores
Rosana Lacerda Monte Alto
UNIUBE
Valéria Oliveira Vasconcelos
UNIUBE
Resumo
A Educação do Campo não se concretiza sem reconhecer a existência do campo, de sua realidade histórica e dos sujeitos que nele vivem, compreendendo seus processos culturais, sua socialização e as relações de trabalho vivenciadas por esses sujeitos do campo em suas práticas cotidianas. Assim, a Educação do Campo busca manter e legitimar a identidade dos homens e mulheres do campo, além de respeitar e valorizar os diferentes saberes e fazeres já construídos, a partir de suashistórias de vida. A Educação do Campo vem conquistando espaço em debates e políticas educacionais no cenário brasileiro. Uma conquista do conjunto das organizações do campo, na esfera das políticas públicas, consistiu na admissão das Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Parecer n. 36/2001 e Resolução n. 1/2002 do Conselho Nacional de Educação).