AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS
Autores
Ilza Maria Silva Alves
UNIUBE
Maria Alzira de Almeida Pimenta
UNIUBE
Resumo
Esta pesquisa em andamento traz como tema as representações sociais e o processo de avaliação da aprendizagem, tendo como objeto de pesquisa a avaliaçãoda aprendizagem no ensino superior. Na atuação como Assistente Social, no Setor de Atendimento e Orientação Social (SEAOS) realizando atendimentos aos estudantes de graduação, percebemos a incidência cada vez maior entre eles de repetidas reprovações e de como esse assunto os angustiam. Nesta perspectiva tomamos como foco os seguintes questionamentos: quais são as representações sociais estudantes dos cursos de licenciaturas da UFU sobre avaliação da aprendizagem? Qual a percepção desse estudante a cerca do(s) processo(s) avaliativo(s) dentro da universidade? Qual é a relação entre a avaliação e o que se estuda em sala de aula? Como a avaliação reflete o grau de conhecimento sobredeterminada matéria? Qual o aprendizado sobre avaliação considerado significativo para a futura atuação docente desse estudante?