NOVOS E (NÃO TÃO NOVOS) OLHARES SOBRE AS INTERFASES ENTRE PEDAGOGIA E DIDÁTICA
Autores
Lília Maria Mendes Bernardi
UNIUBE
Letícia Brito Mendes Pimenta
UNIUBE
Orlando Fernández Aquino
UNIUBE
Resumo
No presente artigo discutem-se as relações entre Pedagogia e Didática, e esta discussão nos leva a conceituar a educação, a pedagogia, a didática geral e o ensino, para logo aprofundar nas particularidades desta última e seu papel nodesenvolvimento integral dos jovens e adultos na educação escolarizada. Para isso será necessário descobrir suas relações com o conhecimento, com a epistemologia das ciências particulares e com as metodologias especiais de ensino. O método principal utilizado tem sido a pesquisa bibliográfica, junto à análise crítica e a reflexão teórica. Autores como Bachelard (1971), Davydov (1988), Libâneo (2010), Pimenta (2008) e Franco (2008) nos aportam os subsídios necessários para ocumprimento dos objetivos assinalados.