LEITURA E MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO
Autores
Sandra Alves Farias
UNIUBE
Resumo
O reconhecimento da expansão da modalidade de ensino a distância no sistema educacional brasileiro, cujo principal alvo tem sido a formação de docente é fundamental para pensar como se realiza o ensino à distância mediado pela linguagem e pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. O objeto desta pesquisa é a mediação docente sobre conhecimentos e práticas de leitura, em contextos de ensino on line, tendo como principal instrumento a linguagem escrita por meio de tecnologias de informação e comunicação a distância. Portanto, o estudo tem como objetivo principal analisar o papel mediador do professor no ensino de leitura do curso de Letras, da Universidade de Uberaba, pólo de Uberlândia. Para analisar a mediação, o referencial teórico baseia-se em Vygotsky (2000; 2001) e, para conceituar a leitura, em autores como Orlandi (1988), Smith (1989), Kleiman (2001), Kato (1987), Zilberman (1998), Silva (1998) e outros.