OUTROS NOMES DA VIOLÊNCIA: MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Autores
Rafaell Carneiro e Silva
UNIUBE
Fernanda Telles Márques
UNIUBE
Carolina S Moreira de Oliveira
UNIUBE
Jackelyne Vilela Santos
UNIUBE
Resumo
A violência na escola, tema muito em voga na atualidade, tem sido estudada com mais afinco desde a década de 1980, depois que o pesquisador norueguês Dan Olweus (1978) chamou a atenção da opinião pública para a relação entre o suicídio de estudantes e as agressões morais e psicológicas a que estavam sujeitos no ambiente escolar. Com o objetivo de conhecer e discutir a percepção de professores(as) do ensino público fundamental sobre manifestações de violência entre pares ocorridas na escola, a pesquisa recorre à Triangulação (Denzin, 1985) para relacionar, além dos estudos bibliográficos, a observação continuada do cotidiano escolar e a análise de produtos dos sujeitos, coletados por meio de questionários e entrevistas. A investigação encontra-se em fase intermediária, tendo sido realizada a pesquisa teórica e parte da coleta de dados de fonte primária. Como resultados parciais confirma-se, até o momento, que não só agressões físicas, insultos e intimidações caracterizam a violência no ambiente escolar.